A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense e o grupo de caxambu Santa Cruz, do Quilombo Monte Alegre, agora são certificados oficialmente como Pontos de Memória!
O Ibram – Instituto Brasileiro de Museus acaba de emitir as duas certificações, e isso significa o reconhecimento, por parte desse órgão oficial, de que “a entidade ou o coletivo cultural apoia e/ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social para a identificação, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de comunidades específicas, visando ao reconhecimento e à valorização da memória coletiva”.
Com isso, a nossa Associação e o Caxambu Santa Cruz – que já são, respectivamente, Pontão e Ponto de Cultura – passam a integrar o Cadastro Nacional de Pontos de Memória e estão habilitados para a participação nas políticas públicas destinadas ao Programa Pontos de Memória. Além do mais, isso garante uma chancela institucional que é muito importante para a obtenção de apoios e parcerias.
“Essas certificações são o reconhecimento do trabalho realizado tanto pelos grupos de patrimônio imaterial como também pelo Pontão, como articulador desses grupos. Na verdade, nossa meta é que todos os nossos 22 grupos sejam certificados. Esse foi apenas o primeiro passo”, afirma Genildo Coelho Hautequestt Filho, coordenador de projetos da entidade.
O projeto Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense é viabilizado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult – Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Cultura Viva. Conta, ainda, com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo.
Acompanhe o nosso Pontão também pelas redes sociais da nossa Associação: www.instagram.com/patrimonioimaterial.ci. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais estão em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.