Festas tradicionais de devoção a São Sebastião são destaque em Jacu

A comunidade de Jacu, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, foi cenário de um domingo (18/01) de muita celebração e de enaltecimento do patrimônio imaterial do município e do Espírito Santo. Ali ocorreu a realização de mais uma edição da tradicional Festa de Entrega da Charola de São Sebastião, organizada anualmente pelo grupo local, que representa o folguedo de mesmo nome – aliás, essa é a única charola em todo o território capixaba.

A Charola de São Sebastião é um folguedo religioso e cultural, realizado por devotos que percorrem comunidades rendendo homenagens a São Sebastião. O grupo costuma visitar casas, igrejas e espaços comunitários, conduzindo símbolos do santo e entoando versos que narram sua história, seus martírios e sua proteção. Para encerrar a sua jornada anual, por volta do dia 20 de janeiro a charola realiza uma festa que dura todo o dia, recebendo diversos grupos de folias de reis e bate flechas.

A edição deste ano do festejo foi realizada pelo Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo e viabilizada com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do edital 05/2024 – Valorização das Culturas Tradicionais do Espírito Santo. Também integra as atividades do Pontão de Cultura da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult, por meio da Lei Cultura Viva.

No mesmo dia, também foi realizada, no mesmo local, outra festa tradicional, o Encontro de Bate Flechas de São Sebastião, que contou com a apresentação e a interação de diversos grupos dessa manifestação cultural do sul capixaba. Em comum com a charola, o bate flechas também reverencia São Sebastião, e é um folguedo em que os participantes utilizam flechas de madeira, que são batidas ritmicamente entre si enquanto entoam cantos em homenagem ao santo, simbolizando a força e a proteção do mártir guerreiro. O Encontro de Bate Flechas também faz parte do calendário de ações do já mencionado Pontão de Cultura.

“Uma das maiores certezas da minha vida é que, enquanto eu tiver saúde, nunca vou deixar de realizar esses encontros com meus companheiros de jornada, em louvor e agradecimento a São Sebastião”, afirma Adílio Quirino da Silva, um dos mestres da Charola, que atua no grupo ao lado da esposa e também mestra Erotildes Pereira da Silva. A fala de Seu Adílio reflete o caráter devocional de ambas as manifestações, que representam a memória cultural do Espírito Santo e reforçam a identidade das comunidades que mantêm essas tradições vivas.

As ações do nosso Pontão podem ser acompanhadas por aqui e pelo nosso Instagram: www.instagram.com/patrimonioimaterial.ci. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais encontram-se em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.

 

Fotos: Luan Faitanin Volpato

Logotipo Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense Preto Logo Semcult preto Logo Lei Rubem Braga Logo Funcultura Logotipo Instituto Ádapo preto

Contato



©2022 Todos os direitos reservados.