Boi Pintadinho Tsunami do Boa Vista

A criação do grupo de Boi Pintadinho do bairro Boa Vista se deu durante o ano de 2015, quando o prefeito da cidade decretou que naquele ano não haveria carnaval em Cachoeiro. Diante da impossibilidade de as pessoas irem para outra cidade para “curtirem” o carnaval e aproveitando o fato de que o grupo de amigos que se reuniam em torno da Quadrilha Tsunami do Boa Vista já estava organizado, resolveram reproduzir no bairro a brincadeira do boi. Desse período em diante, em todas as sextas-feiras de carnaval o Boi Tsunami sai pelas ruas do Bairro Boa Vista, fazendo a brincadeira. Mais tarde, os filhos dos integrantes do boi criariam o Boi Tsunami Mirim, para também poderem participar da brincadeira. O Boi Mirim é carregado por Lorran Miguel Ramos e Lucas Mamed.

O grupo é composto pelo boi, que normalmente é carregado por José Luiz Cândido, Emerson da Costa Silva e Kayo Dalvi Costa, os quais vão revezando-se durante a brincadeira; pelo boiadeiro (dono do boi), que é quem controla as investidas do boi; e pela bateria, que atualmente conta com 18 integrantes, que são comandados pelo mestre de baterias Flávio Ramos.

Em Cachoeiro, como é característica em vários municípios da região sul do Espírito Santo – em especial, Muqui –, o folguedo Boi Pintadinho se resume a uma simples brincadeira de carnaval, não contando a história tradicional dos bois nordestinos, por exemplo. Na cidade, até a década de 1980 ainda existia a brincadeira do Boi Pintadinho e das Mulinhas no carnaval da cidade, especialmente na região da estação ferroviária. Mas, com o passar dos anos e a morte dos velhos mestres, os grupos foram se desarticulando, até desaparecerem. Também existem relatos da brincadeira de carnaval no Quilombo Monte Alegre e na comunidade de Vargem Alegre.

 

Texto produzido a partir de entrevista concedida por Zenith da Silva Amaral, Aloisio Furtado Amaral Junior e Emerson da Costa Silva a Genildo Coelho Hautequestt Filho, em novembro de 2023.

 

Logotipo Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense Preto Logo Semcult preto Logo Lei Rubem Braga Logo Funcultura Logotipo Instituto Ádapo preto

Contato



©2022 Todos os direitos reservados.